was successfully added to your cart.

Tributário

Estudo mostra impacto do DIFAL do ICMS na inflação

By May 23, 2022 No Comments

Os contribuintes tentam emplacar um novo argumento para conseguir adiar para 2023 o Difal do ICMS no comércio eletrônico. Em meio à indefinição no Judiciário, um estudo do economista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES e do IBGE, mostra o impacto que a cobrança pode ter na inflação deste ano. Seria de pelo menos 0,4 ponto percentual.

Havia expectativa de que a questão poderia ser resolvida por meio de liminar do STF. Porém, na terça-feira (17/5), o ministro Alexandre de Moraes negou todos os pedidos.

O estudo aponta que os preços do comércio varejista on-line podem sofrer uma elevação de até 12% neste ano – 7% seriam reflexo do Difal e 5% do impacto inflacionário já esperado. Na hipótese de a cobrança do diferencial de alíquotas ser mantida em 2022, haveria o início de uma sequência de reajustes nos preços praticados pelos principais players do varejo on-line, refletindo e repassando a majoração do custo relacionado à tributação onerada.

De acordo com Rabello de Castro, o efeito estimado em 0.4 ponto percentual pode chegar até 0.6 ponto percentual por conta do agravamento do cenário inflacionário. O economista lembra que esse impacto vai acontecer de qualquer forma em 2023, mas poderia ser mitigado neste ano.

Com informações do Valor