Tributário

Normas internacionais sobre risco sacado devem ser adotadas no Brasil

By May 30, 2023 No Comments

As alterações aprovadas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb, na sigla em inglês) sobre operações de financiamento com fornecedores, o chamado risco sacado, devem ser adotadas, obrigatoriamente, pelas companhias que aderem às normas brasileiras do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

O Iasb divulgou requisitos de divulgação dessas operações nas demonstrações financeiras das companhias a partir de 2024. A organização não vai exigir divulgação nos informes trimestrais, e a obrigação começa nas demonstrações financeiras completas do ano que vem.

O diretor técnico do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Rogério Mota, explica que tais alterações de normas acontecem todos os anos, mas que agora estão em foco por conta de “implicações recentes”, referindo-se ao caso da Americanas.

Com os novos requisitos, que vêm para complementar a regulação já vigente, as companhias terão que divulgar um anexo nas suas demonstrações financeiras com os termos e condições das operações com fornecedores, além da exposição nos fluxos de caixa do balanço, prazos de pagamento, efeitos não caixa e riscos de liquidez.

“Os novos requisitos vão tornar operações com fornecedores mais visíveis e vão permitir que investidores tomem decisões com informações mais precisas sobre como essas transações afetaram as operações da companhia”, diz Andreas Barckow, presidente do Iasb, em nota.

Com informações do Valor